sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Uma visita pela cidade...

Numa aula de cidadania a nossa formadora Carla Figueiredo pediu-nos para lhe darmos a conhecer o mais bonito e histórico que a nossa cidade tinha.
Foi muito engraçado, porque nós próprios ficámos a conhecer o que por incrível que pareça, ainda não conhecíamos.
Começamos por ir à feira, visitamos o Quartel de Bombeiros, vimos uma exposição de presépios e a Igreja do Carmo. Mas, o que mais marcou este grupo foi a visita que fizemos à igreja Evangélica. O pastor que nos mostrou a sua igreja, demonstrou ser uma pessoa aberta ao diálogo e com uma mente aberta. Fizemos-lhe perguntas sobre temas polémicos, tais como o aborto, uso de contraceptivos, baptizados, o factor de não acreditarem em santos naquela religião, etc. O pastor respondeu a tudo com uma postura notória, sem demonstrar desagrado. A sua forma de estar, simpatia e prontidão como respondeu às nossas perguntas curiosas encantou-nos. E afinal há tanta coisa interessante que desconhecemos!!!

Carla Santos;
Fernanda Martins;
Patrícia Ferreira;
Wendy Cataia.

Elaboração de panfletos sobre Saúde Pública

Realizamos um trabalho prático sobre saúde pública, com a criação de panfletos informativos sobre SIDA, Toxicodependência, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Tabagismo, Alcoolismo e Obesidade.
Foi um trabalho deveras interessante que nos proporcionou conhecimentos sobre a área de saúde pública e doenças que são dilema presente na nossa sociedade e que muitos pensam que só acontecem aos outros.
A solução está em frente dos nossos olhos. Por vezes não a conseguimos ver por tão obvia ser.
Fernanda Inácio;
Paula Alexandra Silva;
Joaquim Lopes.

Comemorações do 25 de Abril

Com a ajuda das formadoras Carla Figueiredo, Ana Martinho e Silvia Pereira fizemos uma actividade prática no âmbito das comemorações do 25 de Abril de 1974. Elaboramos em conjunto com a outra turma CEF (Curso de Educação e Formação de Jovens) cravos vermelhos, símbolo que representa a liberdade.
Depois de elaborarmos os cravos fomos para a rua entregar aos transeuntes e fomos a algumas instituições públicas, onde fomos bem recebidos.
Depois da distribuição voltamos para a SchoolHouse com um sorriso nos lábios pelo sentimento de missão cumprida. Ajudamos a recordar um dia tão importante na nossa história!



Marília Veloso;
Lurdes Varela;
Paulo Lourrenço;
Otília Coimbra.

Visita de Estudo ao Tribunal da Comarca de Tondela

Durante o curso foi marcada uma ida ao tribunal, porque alguns dos formandos nunca tinham assistido a um julgamento. Nesta visita tivemos o acompanhamento da formadora Dra. Ana Martinho e o julgamento que assistimos foi de um furto no valor de 20 Euros.
A sentença não foi lida nesse dia tendo ficado marcada para outra data. Presenciamos a leitura da sentença com a formadora Eng. Fernanda. A arguida foi condenada a pagar uma multa e as custas do tribunal.
No fim da sessão, a nossa turma ficou na sala de audiência com o Sr. Dr. Juiz e o Sr. Provedor, onde nos foi dada a oportunidade de lhe fazermos algumas perguntas. Foram muito atenciosos e responderam às nossas perguntas com amabilidade.
Cecília Nunes;
Fátima Figueiredo;
Cesaltina Tomás;
Luísa Rodrigues.

Criação de uma Empresa - 2.º Tema de Vida

No decorrer desta formação realizámos uma actividade integrada no segundo Tema de Vida - Criação de uma Empresa.
Foi marcante para toda a turma, pois desenvolvemos capacidades que não imaginávamos ter.
Fizemos pesquisas na Internet para sabermos a viabilidade de cada empresa, o público-alvo, os pontos fortes e fracos e o meio envolvente onde a actividade ia decorrer.
Criámos o nome da empresa, o logótipo, o slogan e as cores adequadas a cada uma.
Tratámos, também, de toda a parte publicitária como: anúncio em jornais, panfletos, flyers, fichas de clientes, convites em português e inglês e anúncio para recrutamento de pessoal.
Com a ajuda do formador de contabilidade, criámos mapas provisionais para sabermos os resultados financeiros de cada empresa.
A apresentação decorreu na Filarmónica de Tondela, onde expusemos os nossos trabalhos empresariais para serem consultados pelo público convidado.
Esta actividade foi muito enriquecedora para toda a turma. Testámos o nosso autoconhecimento e saímos mais enriquecidos cultural e pessoalmente.

Manuela Santos;
Ana Paula Santos;
Lurdes Rodrigues;
Fátima Correia.